Gengivite

Gengivite é uma inflamação da gengiva que pode acometer um ou mais dentes, provocada pela presença de placa bacteriana e tártaro. Se não for tratada, a tempo e convenientemente, pode progredir, provocando a destruição do osso de suporte dos dentes (periodontite).

Auto Exame;
Sangramento Gengival;
Gengiva bem avermelhada;
Odor.

O tratamento depende da remoção das bactérias e a prevenção de nova contaminação a níveis que permitam o desenvolvimento de nova doença. Para a remoção das bactérias (placa bacteriano e tártaro) é feita por meio da limpeza dentária realizada pelo cirurgião dentista, e pela higiene oral realizada pelo paciente.

A Higiene Oral não consiste apenas da escovação dentária, ela inclui o uso de fio dental e escovas interdentárias. O paciente necessita de orientação, por parte do dentista, para que possa realizar adequadamente a higiene oral. Como a Higiene Oral é uma manobra rotineira nem sempre é realizada com o cuidado necessário. Assim sendo, é necessário que o paciente retorne ao consultório dentário a intervalos regulares. Estes intervalos devem ser determinados pelo dentista, conforme a gravidade e característica da doença apresentada pelo paciente e da eficiência de sua higiene oral.

Não podemos esquecer que a boca faz parte do organismo e que doenças bucais, como a gengivite e pode apresentar reflexos na saúde geral do paciente.

• Estética
• Como Passar o Fio Dental