Gravidez

O ideal é a que a gestante mantenha uma boa saúde bucal afim de evitar caries, doenças gengivais (que podem ocasionar entre outros fatores um parto pré maturo) ou a instalação de quaisquer outros problemas, que indiretamente podem afetar o bebê.

A gestante que faz consumo de bebidas alcoólicas, apresentam um risco de parto pré-maturo multiplicado por um fator de 1,5. Se o tabagismo estiver associado ao álcool, o risco passa para 2,5. Alguns estudos relatam que gestantes com doença periodontal tem maior chance de parto pré-maturo (a inflamação gengival induz contrações). Bebês pré-maturos tem maior susceptibilidade à caries. Este ciclo deve ser quebrado aumentando os cuidados com a saúde bucal durante a gestação.

Assim que o dente irrompe na boca do bebê, seu esmalte se adere à placa bacteriana que é formada por bactérias e pelo ácido lático que a bactéria produz, desmineralizando o dente e deixando-o mais frágil à ação da cárie. A criança deve ir a um odontopediatra quando o primeiro dente nasce para que a mãe receba informações importantes sobre a higiene bucal e dicas para realizar a higienização com mais facilidade fazendo com que a criança seja tratada da maneira correta e com seus devidos cuidados.

Amamentação

Esta é a fase mais importante para o bebê. A mãe deve preparar o bico do peito antes do nascimento da criança, friccionando uma esponja limpa todos os dias, no banho sem ferir-se.

Nos primeiros dias o bebe pode alguma dificuldade para fazer a pega no peito, mas mãe deve pegar o bico e a aureola e introduzir na boca do bebe. Neste momento, a criança começa a desenvolver corretamente os músculos da sucção, mastigação e fala, sendo o contato com a mãe de grande importância para o desenvolvimento emocional do individuo.

No começo pode haver um pouco de dor no peitoda mãe, que acontece nos primeiros dias. E neste momento, a parte lateral do bebe que esta encostada no corpo da mãe percebe a respiração, o calor e todo o aconchego do colo materno, e ao mesmo tempo, desenvolve as arcadas dentarias, a boa respiração e toda a musculatura da face. Enquanto isso, o outro lado do corpo do bebe se relaciona com o resto do mundo, proporcionando o desenvolvimento dos dois lados do corpo.

Outras informações importantes:
• O que é Odontopediatria?
• Carie de Mamadeira
• Higienização Bucal dos Pequenos
• Chupetas e Dedão
• Hábitos Alimentares
• Traumatismo Sobre os Dentes