Habitos Alimentares

Os hábitos alimentares são adquiridos a partir dos primeiros dias de vida do bebê. Iniciam-se com o aleitamento materno, que deve ser preferencialmente até os seis meses de vida, e que é importante para o desenvolvimento ósseo muscular.

Após a erupção dos primeiros dentes, os alimentos sólidos são importantes para o exercício da mastigação. Assim que possível, deve- se restringir o uso da mamadeira, substituição pela alimentação adequada.

A dieta deve ser equilibrada com frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, leites, cereais, entre outros. Alguns alimentos como o peixe, podem favorecer a cicatrização além de evitar processos inflamatórios. Devemos ter monitoramento dos horários das refeições, evitando principalmente, alimentos açucarados e ácidos (limão, vinagre, suco industrializado, refrigerante, etc.) entre elas, pois os mesmos diminuem o pH do meio bucal (tornam o meio bucal mais ácido). Consequentemente, os dentes ficam mais vulneráveis à doença carie.

A erosão ácida provoca a quebra do esmalte, formando uma cavidade, desencadeando sensibilidade nos dentes. Para preveni-la não devemos ingerir ácidos com frequência. Os alimentos açucarados pegajosos e/ou sólidos (balas de goma, biscoito recheado, caramelos, etc.) podem causar mais lesões cariosas que os líquidos (refrigerantes, sucos adoçados, etc.). Quanto maior a frequência de ingestão destes alimentos e quanto mais próximo do horário de dormir, maior o risco de formação das lesões cariosas.

Por tanto, logo após o consumo de doces e 15min após a ingestão de alimentos ácidos é necessária à escovação.

• O que é Odontopediatria?
• Gestante e Amamentação
• Carie de Mamadeira