Periodontite

A periodontite é uma doença infecciosa periodontal que resulta diretamente de uma gengivite não curada. Quando não tratada, a evolução de uma gengivite revela-se bastante complicada podendo surgir problemas mais graves como a destruição óssea.

A periodontite afeta todos os tecidos que envolvem e apoiam os dentes, incluindo as gengivas, o osso e o ligamento periodontal que fixa os dentes, atuando como uma espécie de bolsa que é a cavidade formada.

O tratamento depende da remoção das bactérias e a prevenção de nova contaminação a níveis que permitam o desenvolvimento de nova doença. No entanto, quando as destruições do osso de suporte são mais extensas, em algumas circunstâncias há necessidade de tratamento cirúrgico. Este é realizado com a finalidade de eliminar as bolsas periodontais ou de reduzir sua profundidade. São também de extrema importância os retornos periódicos.

Auto Exame

O paciente deve examinar sua própria boca. O que ele deve procurar?

Sangramento;
Vermelhidão nas gengivas;
Dentes com mobilidade;
Gengivas "amolecidas";
Retrações gengivais;
Odor Bucal;
Aparência de gengiva aumentada.
Encontrando, ou suspeitando, de qualquer destas alterações deve procurar o seu dentista, ou o periodontista para que ele o examine e esclareça suas dúvidas.

Como qualquer outra infecção, a doença periodontal pode facilitar a passagem de bactérias, através da corrente sanguínea, para diversos órgãos do corpo. Assim pode vir a complicar o quadro cardíaco de alguns pacientes. Especula-se também, que estaria envolvida no nascimento de crianças de baixo peso (prematuros).

• Estética
• Como Passar o Fio Dental